Mais países passam a exigir vacina da Febre Amarela; veja lista


Mesmo com a doença erradicada, muitos países ainda exigiam o Cerificado Internacional de Vacina ou Profelaxia – certificando que o passageiro brasileiro está protegido contra a Febre Amarela. Com os últimos casos no Brasil, o sinal de alerta internacional foi reforçado, fazendo que a atenção dos viajantes com as exigências seja redobrada, uma vez que novos países passaram a praticar a exigência.

A medida visa evitar que a pessoa infectada dissemine a doença caso seja picada pelo mosquito Aedes Aegypti. Países com alta probabilidade de contração da doença, como destinos africanos e caribenhos, por exemplo, exigem que o passageiro seja vacinado. Mais recentemente, Aruba passou a exigir o certificado.

A dose fracionada da vacina, que passou a ser aplicada nesta semana, não é válida para a emissão do certificado. Quem já tomou uma dose não precisa tomar novamente, uma vez que a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os Estados Unidos, por exemplo, não exigem a vacina. Mas que vai ao país via Cidade do Panamá, com a Copa Airlines, ou via Bogotá, com a Avianca Internacional, precisam do certificado para entrar nesses países de conexão.

COMO OBTER O CERTIFICADO? Após se vacinar com a dose normal da vacina, o passageiro deve se cadastrar na página da Anvisa. Depois, ir ao centro de emissão para assinar o documento. No dia, é necessário levar o cartão de vacinação e um documento de identidade. Todo o processo é gratuito. O certificado não é emitido para quem tomou a dose fracionada da vacina. A vacina deve ser tomada com no mínimo dez dias de antecedência do embarque.

PAÍSES QUE EXIGEM

Veja abaixo a lista de países que exige a vacina: Afeganistão África do Sul Albânia Antígua e Barbuda Angola Anguilla Antilhas Holandesas Arábia Saudita Argélia Aruba Austrália Bahamas Bangladesh Bahrain Barbados Belize Benin Bolívia Botsuana Brunei Burkina Fasso Burundi Butão Cabo Verde Camboja Camarões Cazaquistão Cingapura Chade China Colômbia Congo Coreia do Sul Costa Rica Costa do Marfim Cuba Djibouti Dominica Egito Equador Eritreia El Salvador Etiópia Fiji Filipinas Gâmbia Gana Guiné Equatorial Granada Guadalupe Guatemala Guiana Francesa Guiné Guiné-Bissau Haiti Honduras Iêmen Ilhas Maurício Ilhas Reunião Ilhas Salomão Ilhas Seychelles Índia Indonésia Irã Iraque Jamaica Jordânia Kiribati Lesoto Líbano Libéria Líbia Madagáscar Malaui Malásia Maldivas Mali Malta Martinica Mauritânia México Mianmar Moçambique Montserrat Namíbia Nauru Nepal Nova Caledônia Nicarágua Níger Nigéria Omã Panamá Papua-Nova Guiné Paquistão Paraguai Quênia Quirguistão República Centro-Africana República Democrática do Congo Ruanda São Cristóvão e Nevis São Vicente e Granadinas Saint-Barth Saint Helena Saint Martin Samoa Santa Lúcia São Tomé e Príncipe Senegal Serra Leoa Somália Sri Lanka Sudão Suazilândia Suriname Tailândia Tanzânia Timor Leste Togo Trinidad e Tobago Tunísia Uganda Venezuela Vietnã Zâmbia Zimbábue

Fonte: mercadoeeventos.com.br


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square